segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto fará estudos em reservatórios do semiárido


ECOLOGIA. Os recursos para o desenvolvimento das atividades serão provenientes da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa e do CNPq

O projeto intitulado "Determinação da Capacidade Suporte e Zoneamento de Áreas Aquícolas como Base para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura nos Reservatórios de Santa Cruz e Umari - RN", submetido ao edital Programa de Apoio a Núcleos Emergentes - PRONEM, teve o seu mérito reconhecido e foi aprovado pela Fapern. Os recursos para o desenvolvimento das atividades serão provenientes da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa e do CNPq.
O projeto tem como objetivos principais analisar qualidade da água e a composição e estrutura das comunidades aquáticas (bentos, plâncton, macrófitas, peixes) dos reservatórios de Santa Cruz e Umari, visando compreender o funcionamento destes ecossistemas; subsidiar o desenvolvimento de um sistema compartilhado e participativo para a gestão da atividade de criação de peixes em tanques-rede, bem como avaliar a sustentabilidade das atividades de piscicultura em ambos os reservatórios por meio de indicadores ambientais, sociais e econômicos; aplicar e validar modelos matemáticos para determinar a capacidade suporte dos reservatórios do semiárido potiguar no que se refere a criação de tilápias do Nilo.
O projeto conta com a participação de pesquisadores das áreas de Ecologia e Meio Ambiente da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a UFRN e Uern e tem um orçamento de aproximadamente R$ 290 mil. Os trabalhos serão desenvolvidos durante três anos por um grupo de 13 professores e tendo como coordenador-geral o prof. dr. Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, do Departamento de Ciências Animais da Ufersa.
De acordo como o coordenador, além das informações científicas de alto nível e da aplicação prática dos conhecimentos obtidos para o gerenciamento dos recursos hídricos e da aquicultura em tanques-rede, o projeto poderá contar com a participação de dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, proporcionando a capacitação de jovens pesquisadores do estado do Rio Grande do Norte.
O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva destaca que "com base nos resultados desta pesquisa, por meio dos modelos matemáticos e de acordo com legislação ambiental vigente, pretendemos determinar a quantidade de peixes que poderão ser cultivados de forma sustentável nos reservatórios do semiárido potiguar, no intuito de minimizar os impactos ambientais e visando otimizar o aproveitamento dos usos múltiplos destes ambientes aquáticos".
Ainda segundo o professor Gustavo Henrique, "o incentivo a criação de tilápia é o foco dos governos estadual e federal no semiárido do Estado. Neste contexto, é extremamente importante a utilização de indicadores ambientais, sociais e econômicos para avaliar as atividades de piscicultura em tanques-rede que já estão sendo desenvolvidas em Santa Cruz e Umari e as que pretendem ser implementadas nos próximos anos. O monitoramento físico, químico e biológico destes ambientes aquáticos também é essencial no intuito de compreendermos e preservarmos a diversidade biológica local".

Fonte: Gazeta do Oeste

0 comentários:

Deixe Seu Recado

Mãos De Fada

Mãos De Fada

Farmácia Sagrada Familia

Farmácia Sagrada Familia

Guris

Guris

RETALHÃO DA ECONOMIA

RETALHÃO DA ECONOMIA

Provedor AlSol

Provedor AlSol

Gugú Pinturas

Gugú Pinturas

Reset

Reset

Todos contra a Dengue

Todos contra a Dengue

Todos pela Educação

Todos pela Educação

Câncer de Mama

Câncer de Mama

Cigarro Corta Essa !

Cigarro Corta Essa !

Luta Contra As Drogas

Luta Contra As Drogas