segunda-feira, 26 de março de 2012

PARABÉNS FRANCISCO DANTAS/RN.49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA.





Resumo da História de Francisco Dantas


          
          O povoamento da área que atualmente se localiza Francisco Dantas, ocorreu às margens do Riacho Tesoura, local onde as pessoas viviam da produção agrícola. Esta localidade no ano de 1942, mesmo com uma pequena quantidade de casas, já apresentava sinais de progresso.



          Após 20 (vinte) anos de existência, no dia 26 de Março de 1963, pela Lei nº 2856, o povoado de Tesoura desmembrou-se de Portalegre/RN, dando origem ao Município de Francisco Dantas/RN.
Para homenagear Francisco Dantas de Araújo, paraibano que no Rio Grande do Norte destacou-se como fazendeiro, negociante, político e foi o primeiro prefeito eleito de Pau dos Ferros/RN, cidade onde faleceu no ano de 1942.

          O município com seu aspecto físico estão definidos em uma área de 189,9 (cento e oitenta e nove vírgula nove)km2, equivalente a 0,35 (zero vírgula trinta e cinco) da superfície estadual, isso faz com que o Município de Francisco Dantas possua limites ao norte com Tabuleiro Grande e São Francisco do Oeste; ao Sul com Pau dos Ferros; ao leste com Portalegre e Serrinha dos Pintos e ao oeste com Pau dos Ferros. Como foi desmembrado de Portalegre, ele se apresenta na microregião de Pau dos Ferros, pertencente à zona homogênea do Alto Apodi, com altitude de 224 metros.

          Possuidor de um clima determinado semi-árido, com período chuvoso de fevereiro a maio e sua temperatura media anual é de 28.1ºC (vinte e oito ponto um graus centígrados), tendo a umidade relativa média anual de 66% (sessenta e seis por cento).

          Esta região possui uma formação vegetal predominantemente de caatinga hiperxerófila.

          Francisco Dantas possui segundo dados do censo de 2007 uma população residente de 2.928 (dois mil novecentos e vinte e oito) habitantes.   

0 comentários:

Deixe Seu Recado

Mãos De Fada

Mãos De Fada

Farmácia Sagrada Familia

Farmácia Sagrada Familia

Guris

Guris

RETALHÃO DA ECONOMIA

RETALHÃO DA ECONOMIA

Provedor AlSol

Provedor AlSol

Gugú Pinturas

Gugú Pinturas

Reset

Reset

Todos contra a Dengue

Todos contra a Dengue

Todos pela Educação

Todos pela Educação

Câncer de Mama

Câncer de Mama

Cigarro Corta Essa !

Cigarro Corta Essa !

Luta Contra As Drogas

Luta Contra As Drogas